Maracujá Roxo

Descubra os segredos do maracujá roxo

A planta

Planta de maracujá

O maracujá é uma planta da família Passifloraceae, onde se destaca o género Passiflora com 3 espécies economicamente importantes:

  • Passiflora Edúlis Sims f. flavicarpa Deg – o maracujá amarelo ou azedo;
  • Passiflora Edúlis Sims – o maracujá roxo;
  • Passiflora Alata Ait – o maracujá doce.

É uma planta trepadeira, sub lenhosa, de crescimento continuo; o seu sistema radicular é pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgão de sustentação) gema florífera e gema vegetativa (origina rama) na axila da folha.

A flor

Flor de maracujá

A planta entra em floração com 4-5 meses de vida. É hermafrodita com estigmas localizados acima das anteras (dificultando a polinização).

As flores do maracujá abrem-se de maneira sincronizada, uma única vez, e devem ser fecundadas no período em que estão abertas. Passado este período, aquelas que não sofreram fecundação caem da planta.

O fruto

Maracujá - fruto

O maracujá é um fruto muito aromático, de formato variado, globoso, ovoide, oblongo, com um peso que varia entre as 30 a 300g, até 9cm de diâmetro, de cor amarela, roxa, esverdeada ou avermelhada.

Quando maduro, o fruto desprende-se e cai ao chão. A polpa do fruto, de cor amarela a laranja, envolve sementes numerosas, ovais, pretas, em número de 200 por fruto.

O fruto murcha após 6 dias de ter caído. O sumo do fruto tem acidez, que é mais elevada no maracujá amarelo, média no maracujá roxo e acidez baixa no maracujá doce.

Na saúde

Sua utilização como sedativo é conhecida desde a antiguidade. Contudo, essa não é sua única utilização, pois pode ser utilizada como calmante, hipnótico, sonífero e tonificante.

As suas folhas atuam na ansiedade, asma, calmante, convulsão, crises nervosas e neurastênicas, espasmos e excitação nervosa, fadiga, inquietação, hiperatividade, nervosismo e insónia.

A Passiflora tem efeito depressor do sistema nervoso central, sendo utilizada no tratamento de distúrbios da ansiedade.

No entanto, o chá das suas folhas deve ser utilizado com cautela, pois elas possuem ácido cianídrico (cianeto), e, desta forma, podem levar a pessoa a um quadro de intoxicação.

A fibra de maracujá também traz benefícios pois tem efeitos positivos na diminuição do nível de colesterol, triglicerídios, no bom funcionamento do sistema gastro-intestinal e, até mesmo, no tratamento da diabetes.

O seu maior beneficio está na casca do maracujá- é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel que no nosso organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos, da glicose (produzida no processo digestivo) e, também, das gorduras, o que é ideal para quem quer perder peso.

A farinha da casca do maracujá ajuda a diminui em torno de 20% as taxas de glicose, diminuindo os riscos de diabete.

Valor nutritivo

(Quantidades por 100 gramas)
Calorias 97
Gorduras totais 0,7g
Gorduras saturadas 0,1g
Gorduras Poliinsaturadas 0,4g
Gorduras Monoinsaturadas 0,1g
Colestrol 0mg
Sódio 28mg
Potássio 348mg
Carboidratos 23g
Fibra alimentar 10g
Açucar 11g
Proteínas 2,2g